A Incrível Turquia – terra dos minaretes, superstições, da simpatia, dos temperos.

Sempre tive o sonho de conhecer a Turquia, terra da minha Nonna! Quem me conhece sabe o quanto ela foi importante para mim. Nesta viagem pude revivê-la em diversos momentos observando os gestos, manias, cultura, temperos, costumes e tantas outras coisas dos tão simpáticos e acolhedores turcos!

IMG_4208A emoção de voar de balão na mágica Cappadocia, as desafiadoras negociações no Grand Bazaar, as lindas mesquitas e suas chamadas para orações , o skyline de Istambul, a “cidade dos minaretes”, o visual paradisíaco de Pamukkale com suas piscinas naturais, os charmosos e misteriosos felinos que dominam a Turquia, fazem com que este destino seja imperdível!

 

gatinhos_turcos

 

Achei melhor dividir as dicas por cidades, portanto neste POST você encontrará as dicas de Istambul. Nos próximos, que sairão em breve, Cappadócia e Pamukkale, além do roteiro completo de 10 dias que fizemos por lá, juntamente com nossos amigos mais que baphonicos, Ju e Rô!

 

 Dicas baphonicas: Istambul – Turquia

 

  • Para um roteiro de 10 dias:

Sugiro conhecer Istambul, Cappadocia e Pamukkale. Este mix é bacana, pois tem um pouco de tudo: dos famosos miranetes e travertinos ao vôo de balão!

 

  • Moeda:

Lira turca é a moeda local e, o que é melhor, a conversão é praticamente 1 pra 1 . Leve dólares e troque por lá mesmo, pois é muito difícil encontrar Lira aqui no Brasil. #dicabapho: vá trocando aos poucos, pois muitos lugares aceitam cartão também e há inúmeras casas de câmbio pela cidade.

 

  •  Hotéis:

Em Istambul indico o Sarnic Premier Hotel, com excelente localização, pertinho do centro e bom custo benefício.

#dicabapho– peça um quarto com vista para a Mesquita Azul! À noite, além de iluminada, ela fica cheia de gaivotas voando em torno dela, dá para passar horas contemplando esta vista!

Outra dica legal do hotel é que lá tem um bar roof top com uma vista incrível! Vale tomar uma cervejinha no final do dia!

 

producion

 

IMG_4220

 

  • Passeios:

Vale a pena comprar o Museum Pass que custa 85 TL, tem duração de 72hs. Além de evitar as filas, ele dá direito as seguintes atrações: Hagia Sophia Museum, Topkapi Palace Museum and Harem Apartments, Istanbul Archaeological Museums, The Museum of Turkish and Islamic Arts, Museum for the History of Science and Technology in Islam, Istanbul Mosaic Museum, Hagia Irene Museum, Chora Museum, Rumeli Hisar Museum, Yildiz Palace Museum, Galata Mevlevi House Museum, Istanbul Fethiye Museum (Pammakaristos).

Além disso, não deixe de conhecer a Cisterna Basílica, fazer o passeio de barco pelo Bósforo, contemplar o por do sol na Torre de Gálata, entrar na linda Mesquita Azul, no Palácio de Dolmabahce.

IMPORTANTE: Você consegue fazer praticamente tudo a pé e as atrações que estão em negrito são as MUST DO!

 

vista_torre

selfie_aiasofia

 

Se sobrar tempo, vale pegar um tram (trem que corta toda a cidade) e se jogar nos bairros fora do centro turístico! Você se sente um “E.T”por lá, é muito engraçado e rende ótimas fotos e lembranças da cultura local.

#dicabapho: você  compra o passe de tram na própria estação, nas máquinas, que só aceitam moedas!

 

  • Comida

A comida é barata, deliciosa e bem condimentada! Portanto, se tiver problemas no estômago “pegue leve” e não deixe de levar na mala um Omeprazol! 😉

Pimentas e temperos a parte, o que eu achei o máximo é que na Turquia dá para comer bem e ao mesmo tempo leve e saudável ! Se jogue nos saborosos kebabs, a famosa “mistureba” de carne e legumes! E, como já caminhou bastante e comeu relativamente light, se jogue também nos doces típicos, que são MARA!!!! Ai, que saudades!!

#dicabapho para os amantes de cerveja: é muito difícil encontrar restaurantes que servem bebidas alcóolicas, salvo os turísticos, localizados no centrinho. Isso se deve pela cultura muçulmana que não permite beber próximo à escolas e Mesquitas, portanto conforme-se de tomar sua gelada somente à noite!

 

salgados_doces

 

  • Looks

Como fui em Maio, acabei pegando um clima agradável por lá, nem muito calor nem muito frio. Porém, não me senti confortável em usar shorts em Istambul. Acho que não pega bem, você olha para os lados e só vê mulheres de burca! Acabei usando leggings, calças skynning com regatinhas mais compridas, usei e abusei dos lenços, mas nada de shorts!

 

IMG_4222

IMG_4229

  • Compras:

Fazer compras em Istambul é uma atração a parte! Você encontrará lindos objetos de decoração para sua casa: tapetes, lanternas, pratos pintados à mão, vasos belíssimos, olhos turcos (que é o que não falta!), xícaras, almofadas, colchas, entre outras coisas! Eu  “fiz a festa” por lá! É impossível se controlar com tanta coisa linda e diferente!

O Grand Bazaar é o maior Mercado de Istambul e, além de coisas de casa, você encontrará roupas, artigos de couro, jóias, condimentos, etc. Ele é realmente gigante, mas é organizado e dividido por seções. Recomendo pegar um mapa de lá no seu hotel.

#dicabapho: Separe no mínimo 4 horas para o Bazaar, pois você vai gastar tempo e inglês nas negociações dos produtos e nas “sociais” tomando o famoso Apple Tea dentro das “lodjinhas”!! Acredite, é uma experiência incrível negociar com os turcos! Diferente do que eu li em alguns blogs, eles não são chatos, apenas amam o que fazem e simplesmente dão uma aula de vendas e atendimento ao cliente, muito bom!

Outra dica importante: negocie absolutamente tudo que for comprar! Você consegue reduzir o preço de qualquer produto em pelo menos 30%! E tenha paciência, pois os turcos não se rendem tão fácil às pechinchas! Teve uma loja que ficamos mais ou menos 1 hora e meia para chegarmos a um acordo, mas ficamos até amigo do turco (veja foto abaixo). Teve muito Apple tea por lá! 🙂

Agora, se já souber que não vai comprar o produto, nem comece a negociar. Os turcos ficam realmente muito irritados quando pegam um “cliente caroço” ou quando perdem uma venda!

Ao redor do Grand Bazaar você encontrará também inúmeras barraquinhas, com produtos mais em conta porém de menor qualidade. Vale dar uma volta por lá mas prepare-se para ser abordado por todas as barracas!

Para comprar temperos, indico o Bazar de Especiarias, também conhecido como Bazar Egipcio. Vá na barraca Develi- Turkish Delight. Além do atendimento espetacular você encontrará tudo que precisa por lá!

 

grandbazaar

 

IMG_4232IMG_4230IMG_4231

insta_compras

 

Legal, mas como organizar tudo isso em um roteiro? Minha sugestão é ficar 4 dias em Istambul, então aí vai o roteiro resumido!

 

  • Sugestão de roteiro Istambul- 4 dias

Dia 1

Palácio de Topkapi (IMPORTANTE: O palácio não abre às segundas-feiras):  Este lindo e conservado palácio tem belos jardins e uma vista incrível para o Estreito de Bósforo. Foi a residência dos sultões e atualmente é um grande museu que expõe objetos da época como louças de porcelana chinesa, jóias do tesouro imperial, vestimentas oficiais, carruagens, armas, etc. Não deixe de ver a linda adaga de esmeraldas gigantes, é realmente impressionante! Não pode tirar fotos, mas como bons brasileiros, registramos este momento! #dicabapho: não deixe de alugar o áudio guide!

Museus Arqueológicos de Istambul: localizado no parque ao lado do Palácio de Topkapi, este interessante museu expõe peças de diversas épocas e origens, informações sobre a história local e da humanidade.

Mesquita Azul: Entre na linda Mesquita para conhecê-la por dentro, assim você entenderá a origem do seu nome, são mais de 36.000 azulejos Iznir revestindo seu interior. Ela é a única mesquita da cidade com seis minaretes e ainda é muito utilizada pelos muçulmanos para orações.

IMPORTANTE: Não é permitido entrar durante o horário das orações. Mulheres não podem entrar sem cobrir pernas e cabelo, sugiro levar seu próprio lenço para não ter que colocar o deles que é sujinho! Homens não podem entrar de bermuda e terão que cobrir as pernas também. Não deixe de contemplar a Mesquita à noite também, ela fica linda toda iluminada!

Ao sair da mesquita, aproveite para conhecer a praça com os 2 obeliscos: trata-se do Hipódromo Romano, onde antigamente era o centro da vida política e social de Constantinopla.

Arasta Bazar: é uma “miniatura” do Grand Bazaar mas vale a visita! Lá você encontrará vendedores menos insistentes, mais maleáveis nas negociações e preços justos.

insta_topikapi2

istambul_topikapi

insta_topikapi1

 

insta_arrastabazaar

 

IMG_4206

 

Dia 2

Aya Santa Sofia (IMPORTANTE: Não abre às segundas feiras): A encantadora Aya Sofia foi a maior igreja do Império Bizantino e, posteriormente, foi transformada em Mesquita pelos Otomanos. Hoje, é um grande museu, um dos maiores símbolos da Turquia e tenho certeza de que você ficará encantado de observar toda sua riqueza de detalhes e inscrições da caligrafia antiga turca. #dicabapho: não deixe de alugar o audio guide!

Cisterna Basílica: já na entrada você poderá tirar fotos com vestimentas da época dos Sultões. É bem turístico, mas vale a pena, por ser divertido, relativamente barato (5 dólares) e para garantir uma ótima recordação!

A Cisterna foi cenário do filme Moscou contra 007 e lá você poderá conferir suas inúmeras colunas, além das duas mais famosas, que tem uma Medusa em sua base. O interessante disso são as lendas em torno delas, pois ninguém sabe dizer ao certo sua origem!

 Grand Bazaar: IMPORTANTE: O Grand Bazaar não funciona às segundas-feiras e fecha às 19:00h.

Você pode ir a pé da Cisterna até lá. Será uma caminhada de uns 15/20 minutos.

Se sobrar pique se jogue na balada Reina às margens do Bósforo

 

sofia_azul

cisterna

sofia_interna

IMG_4224 (1)

Dia 3

Cruzeiro pelo Bosforo: Duração aproximada de 2 horas. #dicabapho: para chegar lá pegue o tram em direção ao bairro Eminönü, às margens do Corno de Ouro. Quando desembarcar na estação Eminönü do tram, você encontrará, quase em frente à Ponte de Gálata, algumas barraquinhas que vendem o ticket. Esteja no ponto combinado com pelo menos meia hora de antecedência da saída para pegar um bom lugar no barco. Leve protetor solar! Este passeio pelo famoso estreito que une o Mar Negro ao Mar de Mármara e separa a Europa da Ásia, rende belíssimas fotos!

Bazar de Especiarias: ao desembarcar, você andará poucos metros para chegar ao Bazar. Aproveite para comprar as famosas especiarias na barraca Develi- Turkish Delight.

Mesquita Nova: localizada de frente para o Bazar de Especiarias.

Mesquita de Süleymaniye: Após uma caminhada de 10 minutos, você avistará esta Mesquita no alto de uma colina.

Por do sol na Torre de Gálata: uma das mais antigas torres de Istambul, vale a pena curtir o por do sol no topo de seu mirante, mas prepare-se para a fila e para o precinho salgado (cerca de 18 dólares)! Ao descer, faça como os turcos: pegue algumas cervejas e petiscos em uma das vendinhas em torno da Torre e faça o seu Happy hour em um dos bancos ou no chão mesmo, delicia! Se tiver pique ainda, as lojas por lá ficam abertas até tarde, há diversas opções de restaurantes e muitos bares e pubs se transformam em baladinhas que animam as noites da cidade.

brindes

 

IMG_4205

 

Dia 4

Palácio de Dolmabahce: é maior palácio da Turquia, localizado às margens do Estreito do Bósforo. Foi a casa do último Sultão e onde Mustafá Kemal Ataturk, fundador e primeiro presidente da Turquia faleceu em 1938. IMPORTANTE: As visitas iniciam-se às 9:00h, exceto segundas e quintas. O palácio encontra-se bem próximo da estação de tram a estação Kabataş, a última da linha T1.

Fazer um Hamam (banho turco) no Suleymaniye: Depois de bater tanta perna, nada como relaxar em um tradicionalíssimo banho turco e,  assim, preparar-se também para o próximo destino: Cappadócia!

 

Espero que tenham gostado! Em breve posto as dicas da Cappadocia, Pamukkale e o roteiro completo!

Até a próxima pessoal!